O Spotify está adicionando oficialmente suporte para videoclipes, anunciou a empresa hoje. O serviço de streaming de áudio descreve o recurso como um “beta”, com apenas um “catálogo limitado” disponível a partir de hoje em 11 mercados. Os artistas apoiados incluem Ed Sheeran, Doja Cat, Ice Spice, Aluna e Asake, com o chefe global de experiência do consumidor do Spotify, Sten Garmark, dizendo ao TechCrunch que o catálogo completo de videoclipes do Spotify eventualmente incluirá “milhares” de músicas.
O recurso de videoclipe pode ser acessado na tela Reproduzindo Agora nas faixas suportadas, onde um ícone “Mudar para Vídeo” aparecerá acima do título da música. Tocar nele reiniciará a música e começará a reproduzir seu videoclipe no centro da tela. Você pode girar um dispositivo iOS ou Android para reproduzir o videoclipe em tela cheia e tocar em “Mudar para áudio” para retornar à interface mais tradicional Reproduzindo agora.
O recurso está atualmente disponível em um número limitado de mercados; Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Suécia, Brasil, Colômbia, Filipinas, Indonésia e Quénia. Garmark afirma que estes mercados foram escolhidos “com base numa série de critérios, incluindo o tamanho do mercado e a disponibilidade de suporte de conteúdo local”.
Assim como iOS e Android, o Spotify afirma que o recurso de videoclipes também está disponível em desktops e dispositivos de TV. Você precisará ter uma assinatura Premium para assisti-los.
Embora seja principalmente um serviço de streaming de áudio, o Spotify há muito oferece suporte a várias formas de vídeo, sejam podcasts de vídeo ou vídeos verticais curtos chamados Clips, projetados para permitir que os artistas conversem diretamente com seus fãs. Com seu novo recurso de videoclipe, o Spotify diz que pretende dar aos artistas outra maneira de atrair ouvintes e transformá-los em fãs.