A TikTok está expandindo seu programa de monetização Effect Creator Rewards para mais regiões e reduzindo seu limite de pagamento, anunciou a empresa hoje. O programa, lançado em maio de 2023 , recompensa os criadores pelos efeitos que produzem por meio da plataforma de desenvolvimento de AR da TikTok, Effect House . O TikTok também está atualizando o modelo de pagamento do programa, já que os criadores passarão a receber recompensas apenas pelos efeitos usados em vídeos públicos.
O programa está se expandindo para mais 33 regiões, incluindo Argentina, Áustria, Bahrein, Bélgica, Bielorrússia, Chile, Colômbia, Chéquia, Dinamarca, Equador, Egito, Grécia, Hungria, Israel, Cazaquistão, Kuwait, México, Marrocos, Nova Zelândia, Noruega , Omã, Peru, Portugal, Qatar, Roménia, Arábia Saudita, África do Sul, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Turquia e Uruguai. O Effect Creator Rewards agora está disponível em um total de 53 regiões.
Anteriormente, os criadores precisavam que um efeito fosse usado em 200.000 vídeos qualificados em 90 dias para que o efeito começasse a coletar recompensas. Agora, cada efeito precisa ser usado em apenas 100 mil vídeos qualificados para começar a ganhar recompensas. Quando o TikTok lançou o programa pela primeira vez no ano passado, os criadores precisavam que um efeito fosse usado em 500.000 vídeos para começar a ganhar recompensas. A empresa reduziu o número para 200.000 em outubro. A atualização de hoje traz o requisito de elegibilidade muito inferior ao requisito inicial do programa.
Quanto ao modelo de pagamento atualizado, apenas os efeitos usados em vídeos públicos qualificados serão elegíveis para receber recompensas, enquanto no passado, os vídeos qualificados também incluíam vídeos privados. A TikTok reconhece que os criadores podem esperar que seus efeitos recebam menos vídeos qualificados para Effect Creator Rewards devido a essa mudança, mas para compensar isso, está deixando de ser um modelo de taxa fixa e seguirá um modelo RPM (receita por milha).
Com o novo modelo, os criadores coletam recompensas com base no total de vídeos qualificados que usaram seu efeito nos primeiros 90 dias, disse a empresa ao TechCrunch. Quando um efeito atinge 100.000 publicações de vídeos públicos únicos, o criador começará a coletar recompensas e continuará a coletar recompensas para cada vídeo qualificado adicional até o final do período de 90 dias ou até atingir a recompensa máxima. A alteração se aplica a todos os efeitos publicados a partir de hoje, enquanto todos os efeitos publicados antes de hoje continuarão a seguir o modelo anterior de pagamento e exigência.
Desde o lançamento do programa no ano passado, a TikTok diz que alguns criadores atingiram seus pagamentos máximos de US$ 14.000 por efeito e US$ 50.000 por mês.
O anúncio de hoje ocorre alguns dias depois que a TikTok anunciou que seu fundo renovado para criadores aumentou a receita total dos criadores em mais de 250% nos últimos seis meses. O fundo, que foi lançado há um ano e eventualmente substituiu o Creator Fund original de US$ 1 bilhão do TikTok , sairá da versão beta nas próximas semanas.