Existem mais de 200 milhões de contas comerciais no Instagram – há muita concorrência se você deseja que sua marca se destaque. No entanto, se você acompanhar as últimas tendências do Instagram, poderá aproveitá-las como parte de sua estratégia de marketing do Instagram que chama a atenção e estimula o crescimento.
Neste artigo, nos aprofundamos nas nove principais tendências do Instagram para 2024. Abordaremos táticas inovadoras, como criação de conteúdo baseada em IA e construção de comunidade, com exemplos para incorporá-las em sua própria estratégia do Instagram.
1. O vídeo tem prioridade sobre as imagens
Faça-me um favor: abra seu aplicativo Instagram e percorra as primeiras 10 a 15 peças de conteúdo. Ao rolar, você poderá notar um tema comum: a maioria das postagens são vídeos.
O Instagram continua a priorizar o vídeo – especificamente os Reels – em 2024. Na verdade, a plataforma lança regularmente novos recursos para encorajar os criadores a criar mais conteúdo de vídeo.
Por exemplo, agora você pode:
Responder a um Momento com outro Momento
Adicione novos efeitos, músicas e narrações aos seus Momentos
Envie histórias em vídeo de até 60 segundos de duração sem cortes
Hospede transmissões ao vivo interativas
Apoiar-se fortemente no vídeo não é apenas encorajado neste momento – é essencial para ter sucesso no Instagram agora. Transmita a personalidade autêntica da sua marca. Mostre seus produtos em ação. Dê uma visão dos bastidores de sua equipe. Converse com seus seguidores em tempo real.
Usar vídeo não apenas ajuda você a construir conexões genuínas com seu público, mas também aumenta o alcance e o envolvimento ao apelar para o algoritmo do Instagram .
Tendências do Instagram Reel para 2024
Instagram Reels foi lançado em 2020 e implementado lentamente para todos os usuários ao longo de 2021. Esta adição de microvídeo ao Instagram foi criada para competir com Snapchat e TikTok. Ele continuou a crescer em popularidade. Muitas marcas e criadores de conteúdo redirecionarão seus vídeos em cada uma das plataformas – TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts.
Aqui estão algumas tendências do Instagram Reel populares entre as marcas este ano:
Gerentes de mídia social atuando como porta-vozes da marca
Em vez de contratar atores pagos para entregar mensagens roteirizadas, os gerentes de mídia social agora estão na frente das câmeras ao criar Momentos.
Os gerentes de mídia social têm uma compreensão íntima da voz e dos valores da marca. E eles são capazes de criar rapidamente conteúdo que ressoe profundamente com o público por uma fração do custo. Nossos gerentes de mídia social aqui no Sprout Social acessam o Reels de vez em quando para atuar como porta-vozes de nosso software de marketing de mídia social :
Um bônus adicional é que as aparições dos gerentes de mídia social ajudam a construir conexões pessoais mais fortes entre a marca e seus clientes ao longo do tempo.
Memes de vídeo
Os memes, é claro, ainda são tendências no Instagram. As marcas estão remixando memes Reels com áudio de tendência e dando seu próprio toque a clipes engraçados ou referências à cultura pop para serem relevantes para sua marca e público.
Lembre-se de alinhar o conteúdo do seu meme com os valores da marca e, ao mesmo tempo, mostrar o lado mais leve do seu negócio. Quando bem feito, pode gerar muito envolvimento positivo quando você está consciente de posicionar sua marca como identificável e culturalmente consciente.
Tendências de postagens no Instagram para 2024
Só porque os Reels são tendências no Instagram não significa que as postagens estáticas estão mortas. Se você olhar seu feed, provavelmente 25-30% ainda são postagens de imagens, vídeos e carrossel.
O Instagram também lançou uma atualização pequena, mas decente nesta área. Agora você pode adicionar áudio a postagens estáticas para torná-las mais envolventes.
As marcas continuam a usar as postagens do Instagram de maneiras únicas e criativas. Aqui estão algumas tendências dignas de nota para observar e experimentar este ano:
Envio de fotos
Essa tendência de postagem no Instagram é específica para carrosséis. O envio de fotos envolve o compartilhamento de uma série de imagens que podem parecer sinceras e não relacionadas à primeira vista, mas que coletivamente transmitem uma história ou tema.
É como folhear o álbum de fotos pessoal de alguém. Ele oferece um vislumbre dos momentos dos bastidores. Para as marcas, esses momentos podem incluir eventos, conteúdo gerado por usuários e sessões de fotos. Por exemplo, a Coach usou essa tendência para apresentar sua coleção de moda para o outono de 2024.
Postagens de texto
Tradicionalmente, o Instagram tem tudo a ver com recursos visuais. Porém, no momento, há uma tendência crescente de postagens de texto. O tema é fazer com que o texto poste uma imagem estática ou uma série folheada dentro de um carrossel.
As marcas estão postando estatísticas, listas, dicas, instruções, citações, anúncios, depoimentos de clientes e muito mais como postagens de texto minimalistas e esteticamente agradáveis que se alinham com sua marca.
Postagens de texto se destacam em um feed visualmente saturado e são ótimas para oferecer valor reduzido ou estimular conversas com seguidores.
Lançamentos suaves para provocar produtos
As marcas estão divulgando novos produtos por meio de postagens de “lançamento suave”. Eles estão retratando novos produtos com dicas sutis, espiadas nos bastidores ou mensagens enigmáticas. Normalmente, eles publicam algumas postagens durante um período de tempo para criar expectativa e entusiasmo para o lançamento de novos produtos por parte dos seguidores.
Esta é uma excelente estratégia para envolver seu público e despertar a curiosidade sobre o que está por vir. Além disso, criar buzz em torno de um produto antes de seu lançamento oficial ajuda a gerar interesse e demanda precoces.
2. Capacite a criação de conteúdo social com IA
Assim como a maioria das outras marcas de tecnologia, o Instagram – e sua controladora Meta – estão investindo pesadamente em IA este ano. Para os profissionais de marketing, essa tendência pode mudar seriamente a forma como criam conteúdo.
Atualmente, o Instagram oferece os seguintes recursos de IA para criadores em regiões específicas:
Adesivos gerados por IA: os usuários podem inserir instruções para criar adesivos de IA personalizados. A partir daí, eles podem enviar esses adesivos em bate-papos ou adicioná-los às suas histórias.
Inicie um bate-papo com IA: peça recomendações e conselhos, fale sobre interesses e até visualize e siga perfis de IA e o conteúdo que eles postam.
Cenários de IA para histórias: ao compartilhar uma foto em sua história, use a ferramenta Pano de fundo de IA para criar um novo plano de fundo com base em um prompt de texto.
Mark Zuckerburg também anunciou dois novos recursos de IA que poderão chegar em breve ao Instagram: edição de imagens de IA e geração de vídeo de alta qualidade. Os usuários seriam capazes de remover rapidamente objetos indesejados, manipular imagens, alterar o plano de fundo e gerar videoclipes criativos e originais que correspondam à sua visão, simplesmente digitando instruções.
Além de usar os recursos de IA integrados do Instagram, as marcas estão recorrendo a ferramentas de IA de terceiros para criar conteúdo de forma rápida e fácil. Por exemplo, você pode usar os recursos de IA do Sprout Social para analisar sentimentos, compartilhar postagens no momento certo, escrever legendas envolventes, debater ideias de campanha, gerar relatórios de concorrentes e personalizar mensagens de suporte.
Mas isso significa que a IA substituirá completamente os gerentes de mídia social? Não tão cedo. No entanto, está se tornando cada vez mais parte das estratégias de mídia social.
A IA pode ajudar os profissionais de marketing a reduzir o tempo pela metade, automatizando certas tarefas e acelerando processos criativos. Usado de forma inteligente, pode ajudá-lo a dimensionar a criação de conteúdo, melhorar as experiências do usuário, gerar mais engajamento e ficar à frente da concorrência.
3. Aumente o envolvimento com experiências comunitárias
Impulsionar o envolvimento no Instagram exige mais do que apenas um feed bonito. Com o algoritmo agora favorecendo ativamente o envolvimento e a interação genuínos da comunidade, as marcas precisam priorizar a construção de conexões com seus públicos.
Por exemplo, o Instagram lançou canais de transmissão no ano passado como uma ferramenta de mensagens unidirecionais para os criadores interagirem com seus seguidores. Esses canais darão aos criadores a oportunidade de fornecer as atualizações mais recentes aos seus seguidores em um espaço mais íntimo e interativo.
Atualmente, os criadores podem enviar notas de texto, foto, vídeo e voz em canais de transmissão. Eles também podem compartilhar cartões de perguntas e enquetes para obter feedback dos fãs. No entanto, ainda não está claro se esse recurso será expandido para contas empresariais ou se permanecerá apenas para criadores de conteúdo digital.
Alternativamente, as marcas podem adicionar seguidores à sua lista de amigos próximos para compartilhar conteúdo, histórias, ofertas e atualizações exclusivas. Reúna feedback, responda perguntas, compartilhe imagens de bastidores e até crie uma lista exclusiva apenas para clientes.
4. Aumente o tráfego com vários links da biografia
Lembra do bom e velho link na bio?
Anteriormente, você só podia adicionar um link ao seu perfil do Instagram. A maioria dos profissionais de marketing contava com ferramentas como o Linktree para condensar todos os seus canais e páginas importantes em um único link.
Agora você pode incluir até cinco links externos na sua biografia do Instagram. Consulte o perfil do Instagram do Ring Concierge para ver como eles aparecem quando você clica neles:
Para marcas omnicanal, esta é uma grande oportunidade de direcionar tráfego para vários canais e pontos de contato. Uma marca de varejo pode levar os usuários à página do produto mais vendido, à seção de perguntas frequentes, ao canal do YouTube e à loja online. Uma marca de SaaS poderia direcionar as pessoas para sua página de destino de maior conversão, a última postagem do blog e um novo e-book para download.
Veja como adicionar vários links à sua biografia:
Abra o aplicativo Instagram
Toque na sua conta
Toque em Editar perfil abaixo da foto do seu perfil
Toque em Adicionar links
Toque em + Adicionar link externo
Insira o URL e o título do link que deseja adicionar
Clique em Concluído no canto superior direito
Toque em + Adicionar link externo novamente para adicionar outro link
Você também pode excluir links e/ou alterá-los sempre que desejar. Isso oferece muita flexibilidade para marcas que desejam impulsionar novas campanhas e conteúdos em outros canais além do Instagram.
5. Aumente a visibilidade usando Instagram SEO
A pesquisa social é uma tendência em rápido crescimento. No ano passado, 29% da Geração Z e da Geração Millennials migraram para plataformas de mídia social em vez de mecanismos de busca reais para encontrar informações. E esse número continua a crescer em 2024.
A otimização para pesquisa nativa é mais importante do que nunca. O algoritmo do Instagram trabalha constantemente para fornecer conteúdo relevante, personalizado e baseado em intenções aos feeds dos usuários. Para se destacar, os profissionais de marketing precisam de uma estratégia de SEO no Instagram que vá além de apenas usar as hashtags certas.
Aqui estão algumas dicas para ajudar seu conteúdo do Instagram a ter uma classificação mais elevada no Explorar e nos feeds dos usuários:
Encontre as palavras-chave certas: identifique palavras-chave específicas que seu público está procurando para orientar sua estratégia de criação de conteúdo. Por exemplo, se houver um interesse crescente em receitas veganas, crie conteúdo em torno de palavras-chave como “ideias para café da manhã vegano” ou “jantares à base de vegetais”.
Otimize legendas e legendas: incorpore palavras-chave na parte de texto de suas postagens e histórias do Instagram. Use-os em legendas, legendas, tags e adesivos. Não se esqueça de mantê-lo envolvente. Você poderia começar com uma pergunta como “Quem mais adora tigelas de smoothie?” para estimular o envolvimento do usuário e incluir palavras-chave naturalmente.
Siga e interaja com contas semelhantes: comente e curta ativamente postagens de contas em seu nicho, como outros blogueiros de comida vegana, para aumentar a visibilidade e incentivar o envolvimento cruzado.
Adicione texto alternativo às suas postagens: adicionar texto alternativo descritivo às imagens, como “torrada vegana de abacate em uma mesa rústica”, melhora a acessibilidade da sua postagem e ajuda o algoritmo do Instagram a entender e categorizar melhor o seu conteúdo.
Acompanhe as últimas tendências: mantenha-se atualizado com hashtags ou desafios virais e incorpore-os quando relevante. Se #Veganuary estiver em alta, participe da conversa compartilhando suas receitas ou dicas veganas exclusivas.
Siga as diretrizes oficiais: certifique-se de que seu conteúdo siga as diretrizes de recomendação do Instagram para aumentar suas chances de obter uma classificação mais elevada nos feeds e aparecer para o público certo.
6. Crie parcerias de marca com ferramentas nativas do Instagram
O Instagram sempre foi a principal plataforma para marcas e influenciadores trabalharem juntos. É fácil perceber porquê: os consumidores têm 1,5 vezes mais probabilidade de estar interessados em ver conteúdo de marca de criadores no Instagram do que em outras plataformas.
Em 2024, o Instagram está levando as colaborações de marcas mais a sério do que nunca. Eles já introduziram diversas ferramentas e recursos para facilitar essas parcerias.
Por exemplo, as marcas podem permitir que outras contas do Instagram, como influenciadores ou parceiros, adicionem tags de produtos em suas postagens. Os usuários que clicarem nessas tags serão direcionados diretamente para a loja da marca no Instagram e poderão finalizar a compra na plataforma.
As marcas também podem compartilhar postagens colaborativas com parceiros e influenciadores. Os usuários podem “convidar colaboradores” para uma postagem, bem como marcar marcas em parcerias pagas, fazendo com que ambas as contas envolvidas apareçam – e publicando a postagem nos perfis de ambos os colaboradores.
Mas talvez a atualização mais interessante seja o lançamento do Creator Marketplace do Instagram . É como a própria plataforma de gerenciamento de influenciadores do Instagram, onde as marcas podem encontrar criadores com quem trabalhar, compartilhar ideias de campanha e contornos estruturados com eles, gerenciar a comunicação, discutir remunerações e muito mais, tudo em um só lugar.
Atualmente, o Creator Marketplace está disponível apenas para marcas nos EUA. As empresas interessadas em ingressar no marketplace podem preencher este formulário.
7. O conteúdo alimentar é tendência no Instagram
Se você já está no Instagram há algum tempo, sabe que o conteúdo alimentar é grande na plataforma. Não estamos falando apenas de fotos de comida lindas e de dar água na boca. Este ano também se trata de receitas rápidas, fáceis e saudáveis e os usuários do Reels não param de assistir.
E faz sentido. A maioria das pessoas no Instagram tem entre 18 e 34 anos – uma faixa etária que contribui significativamente para a cultura alimentar online. Além disso, a Geração Z não tem medo do que é tendência. Na verdade, eles estão fascinados por isso. Notáveis 45% estão intrigados com produtos veganos, enquanto 42% estão dispostos a experimentar carne vegetal.
Além disso, quando você observa mudanças sociais mais amplas no sentido de economizar dinheiro, bem como de saúde, bem-estar e alimentação consciente, é fácil ver por que os usuários desejam mais conteúdo sobre como preparar e consumir comida de qualidade em restaurantes em casa.
Para marcas de alimentos e restaurantes, isso representa uma grande oportunidade no Instagram. Seja criativo com tutoriais de receitas fáceis de seguir, dicas de culinária ou Momentos de estilo alimentar de dar água na boca. Transmita ao vivo enquanto prepara os favoritos dos clientes ou destaca as fazendas locais que fornecem seus ingredientes.
Esses trechos de conteúdo alimentar, especialmente quando otimizados com hashtags e legendas do Instagram que estimulam conversas, podem gerar grande visibilidade para o seu negócio.
Não apenas para restaurantes, marcas que vendem utensílios de cozinha, serviços de refeições, cursos e muito mais podem aproveitar o desejo dos usuários por inspiração culinária. Mostre como seu produto pode ajudá-los a elevar as refeições caseiras ou apresentar close-ups atraentes de pratos que seu produto ajudou a preparar.
Existem oportunidades para destacar áreas de cozinha de escritório ou cafés. Mostre à sua equipe desfrutando de refeições preparadas por fornecedores destacados. Conecte-se genuinamente com o público sobre tópicos universais, como comidas reconfortantes favoritas ou lanches noturnos.
A comida tem um poder excepcional para construir conexões pessoais fortes. Encontre maneiras criativas de incorporar conteúdo alimentar em sua estratégia do Instagram e, ao mesmo tempo, mantê-lo relevante para posicionar sua marca para crescimento em 2024.
8. Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) atualmente domina o Instagram – por um bom motivo. As táticas promocionais de venda agressiva não funcionam mais. As pessoas agora desejam autenticidade e capacidade de identificação, especialmente em uma plataforma na qual passam horas diariamente.
E as marcas mais fortes aproveitam esse marketing gratuito reaproveitando de forma criativa postagens de clientes reais. É a maneira mais poderosa de construir confiança, gerar engajamento e crescer na plataforma.
Então, como você consegue um UGC de qualidade no Instagram?
Grandes marcas como BMW, Samsung e Apple usam hashtags para obter conteúdo gerado pelo usuário.
#shotoniphone tem 29,6 milhões de postagens
#bmwrepost tem 2,8 milhões de postagens
#withgalaxy tem 1,9 milhão de postagens
A Samsung até criou uma conta separada no Instagram para mostrar o UGC. Os criadores que desejam obter alguma exposição na plataforma marcam com prazer as fotos tiradas com seus dispositivos Samsung com #withGalaxy para ter a chance de aparecer na página da marca – que tem um número impressionante de seguidores de 4,8 milhões de usuários.
Outra forma de incentivar o UGC é realizar competições e premiar os melhores inscritos. Ou faça parceria com influenciadores e criadores em seu nicho. Peça-lhes que compartilhem análises honestas de produtos ou envie-lhes pacotes de relações públicas gratuitos para criar vídeos de unboxing que você pode repassar na página da sua marca.
Você pode pedir permissão para repassar histórias orgânicas e postagens apresentando seu produto de contas públicas de não influenciadores. Eles são altamente eficazes, pois mostram clientes genuinamente satisfeitos que usam sua marca no dia a dia.
9. Promoções pagas expandem seu alcance
À medida que a popularidade das plataformas de mídia social cresce, também cresce a necessidade de algoritmos para melhor atender seus usuários. E quando um algoritmo decide quem receberá seu conteúdo, você poderá observar um declínio no alcance. Por conta disso, as promoções pagas do Instagram são uma tendência crescente em 2024.
Vamos voltar ao nosso exercício da primeira tendência, onde rolamos para baixo para ver os primeiros 10 a 20 posts.
Se o seu feed fosse parecido com o meu, você viu cerca de nove Momentos, seis postagens regulares e cinco postagens patrocinadas.
Embora isso possa parecer muito, vamos olhar para isso de uma perspectiva diferente. Isso também significa que 25% do feed do seu público-alvo está repleto de postagens patrocinadas. E que se você começar a investir em anúncios no Instagram , sua marca poderá deter parte desses 25%.
Use as tendências do Instagram para atualizar sua estratégia
Milhares de fatores influenciam as tendências do Instagram – outras plataformas, novos recursos, comportamento do consumidor e mudanças sociais são apenas alguns exemplos. Acompanhar as tendências atuais no Instagram renova seu conteúdo e mostra ao seu público que você não tem medo de experimentar coisas novas.